RESENHA: O Morro dos Ventos Uivantes

29 de janeiro de 2013



Olá gente! Essa é minha primeira resenha no blog. Trago a vocês a resenha do livro "O Morro dos Ventos Uivantes" da autora Emily Brontë. Espero que vocês gostem. Ficou um pouco grande, mas prometo que na próxima eu encurto!

Livro: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Páginas: 292
Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Bom, particularmente é a história de amor mais intensa já escrita. A morte prematura da escritora é trágico para toda a literatura, se tivesse vivido mais anos teríamos tido o prazer de ter em nossos arquivos mais romances fantásticos, com, talvez, um final mais feliz.

A história começa quando Heathcliff é encontrado vagando nas ruas de Liverpool e adotado pelo senhor Earnshaw, então é levado para O Morro dos Ventos Uivantes. Cigano e sem educação não é bem recebido em seu novo lar, mas logo torna-se amigo inseparável de Cathy e ao chegarem na adolescência se apaixonam um pelo outro.

Em uma das suas travessuras Cathy se machuca e acaba por passar uma temporada em companhia de seus vizinhos, os Linton, na Granja da Cruz dos Tordos. Retorna para o Morro como uma verdadeira dama, enquanto Heathcliff com a morte de seu pai nada mais é que um inculto serviçal, colocado nesse patamar pelo seu irmão mais velho Hindley que sempre nutriu inveja por ele.

Dadas as circunstâncias Catherine e Heathcliff se separam, e as visitas de Edgar Linton no Morro começam a se tornar constantes. Um certo dia em uma de suas visitas, Edgar pede Cathy em casamento. Quando esta vai contar para Nelly, a governanta, do pedido de Linton descreve todo o seu amor, puro, energético e incomensurável  por Heathcliff, em uma das declarações mais lindas da literatura, mas por outro lado revela que os dois nunca poderiam viver juntos pois ele era pobre, e se casando com Edgar poderia ajudá-lo! Ele escuta o final da conversa e foge dali.

Ela se casa com Edgar e vai para a Granja, tendo um casamento muito estável e feliz, até que dois anos depois Heathcliff retorna. O seu casamento entra em crise, assim como a saúde de Cathy psicologicamente. Ele engana e seduz a irmã de Edgar e se casa com ela. A Srta. Linton, agora senhora Hesthcliff foge logo depois com seu filho e descreve os horrores que sofreu para a governanta Nelly Dean pouco antes de sua fuga.

Então em sua última visita,  Cathy, e Heathcliff trocam as mais perturbadoras juras  de amor, e nessa noite ela dá a luz a Catherine Linton e morre.

Os anos passam bem e Catherine se torna agora uma linda garota. Sua tia morre e seu pai busca seu primo, e ali aguarda ansiosamente sua chegada, mas como era esperado, Heathcliff pede a guarda do garoto deixando Cathy muito magoada.

Seu pai a proíbe de visitar o primo, mas mesmo assim desrespeitando as regras vai sempre até o Morro, sentindo pena dos problemas de saúde do garoto e querendo ajudá-lo, ela acaba sendo emboscada por Heathcliff e sendo obrigada a se casar com o primo. Sequestrada e com o pai muito doente ela só pode ir até a Granja para fazer o enterro de Edgar. Seu esposo também morre e ela tem que sobreviver com as asquerosas companhias de Hareton, filho do seu tio materno, Heathcliff que a odeia, Joseph e o restante dos criados.

Toda essa história é narrada por Nelly, a governanta, para um arrendador da Granja, o sr. Lockwood, que fica muito interessado em Cathy ao vê-la na perturbadora visita feita ao Morro. Ele parte e volta meses depois, mas já não encontra Nelly como governanta da Granja, e sim de volta ao Morro dos Ventos Uivantes.

Então Nelly termina sua história contando que Cathy se aproxima de seu primo Hareton , e aos trancos e barrancos não resiste ao seu charme e passa a lhe ser sua fiel companheira. Heathcliff começa a perder sua sanidade e acaba morrendo deixando livre para ser feliz Catherine e Hareton. A partir daí acho que conhecemos a história, agora sem contar mais detalhes e com ares muito mais felizes do que de Heathcliff e Catherine.

Termina descrevendo as tumbas de Edgar, Catherine e Heathcliff juntas e mostrando que mesmo depois de mortos, a força do amor daqueles dois fazia arrepiar á muitos que passavam por ali.

Emily Bronte não poderia ter acabado o trágico romance de maneira mais perfeita. Um dos clássicos mais aclamados da literatura mostra um amor cheio de controversas. Alguns amam, outros sentem pena, ou até nojo de Heathcliff, mas algo é inegável, foi um dos maiores apaixonados que os escritos nos mostrou. O amor não morre nunca!

FACEBOOK
BLOGGER